NÃO FIQUE DE FORA DA MAIOR COMUNIDADE (MERECEMOS UM MUNDO MELHOR)

Stellar vs. Ripple

Stellar vs. Ripple

Os dois protocolos buscam ser maneiras rápidas e eficientes para liquidar diferentes ativos, simplificar e baratear o custo e o processo de remessas internacionais. Os tokens fazem parte do protocolo, mas é possível usar a rede/protocolo sem ter que usar os tokens.

Porém, para grandes investidores como bancos, a vantagem de usá-los é enorme. Simplifica, agiliza e barateia muito o processo todo.

Outra função importante dos tokens é trazer um custo para as transações o que inibe ataques DDOS a rede, já que haveria um custo para o atacante mandar transações ‘fantasmas’ na rede.

Similarmente ao Ripple, há uma entidade por traz que detém a grande maioria das moedas criadas desde o início. Já que ao contrário do Bitcoin, tanto o Stellar (STR/XLM) e o Ripple (XRP) não são minerados.

Estas entidades são responsáveis pelo desenvolvimento das plataformas como um todo. Fazem parcerias, usam os tokens como doações ou até mesmo investimento, contratam pessoas e garantem a segurança da rede.

No caso do Ripple é uma empresa com fins lucrativos e se chama Ripple Labs que hoje detém: 62,039,317,765 XRP, dos 100 bilhões de XRP que foram criados no bloco gênesis. Isto pode ser comprovado aqui ,

No caso do Stellar é uma ONG que detém a maioria dos tokens. Atualmente apenas 9.54 bilhões de STR/XLM, dos 100 bilhões criados inicialmente, estão em circulação o restante todo é detido pela ONG.

Uma quantidade muito pequena de Ripple (XRP) é queimada a cada transação na rede, assim hoje o total de tokens é de 99,994,896,990 XRP. E nenhum a mais será criado.

Já no Stellar também há ‘queima’ a cada transação, porém também há ‘inflação’, que é de 1% a.a. Ou seja dos 100 bilhões de STR/XLM criadas inicialmente, foram adicionadas no primeiro ano, mais 1 bilhão de tokens.

Semanalmente a ‘inflação’ é distribuída para contas dentro da rede que receberam mais de 0.05% dos votos e de forma proporcional aos votos. Hoje o total de tokens é de: 102,842,326,941 XLM.

STR/XLM

Em 2015 após o lançamento de uma rede melhorada a Stellar decidiu mudar a sigla dos tokens, que até então era STR para XLM. Fizeram isto com 2 objetivos. 1) Para distinguir os tokens da rede Stellar e 2) para distinguir os tokens a ONG Stellar.

Portanto a sigla correta dos tokens hoje é XLM, porém infelizmente em alguns lugares importantes, como na principal bolsa de criptomoedas Poloniex, eles ainda usam a sigla STR e isto causa confusão para muitas pessoas.

Na binance é usado XLM.

Distribuição de Tokens XLM

Para que uma moeda tenha valor é preciso que mais gente use e acredite nela. Sabendo disto a ONG Stellar, desde seu início, já pretendia distribuir tokens ao mercado (95%) do total.

5 bilhões de token (ou 5%) foram reservados para despesas operacionais.

50 bilhões de tokens (ou 50%) serão distribuídos no Direct Signup Program deles. Até o momento somente 9,6% deste total foram distribuídos.

25 bilhões de tokens (ou 25%) serão distribuídos no programa Increase Access Program, para ONGs ao redor do mundo.

20 bilhões de tokens serão distribuídos para detentores de Bitcoin BTC (19%) e Ripple XRP(1%). Dos 19 bilhões de tokens reservados aos detentores de bitcoins 0.92% já foram distribuídos. E no dia 28 de março de 2017 eles anunciaram que irão distribuir mais 16 bilhões de tokens.

Como vai funcionar esta distribuição?

No dia 26 de Junho de 2017, eles irão tirar um ‘snapshot’ do Blockchain do Bitcoin, assim terão um registro de saldos de todas as contas que contenham Bitcoins/BTC nesta data.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Criptomoeda © 2018. Todos os direitos reservados.

Tema WordPress Otimizado Centive ®

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.